Ultimas

HEGEMONIA MANTIDA! Sem perder nenhum set, Brasil atropela adversários e conquista campeonato Sul-Americano.

Brasil conquista o campeonato Sul-Americano sem perder nenhum set.
Foto: CBV.
   Em sua segunda final na temporada, depois de ter decidido também a Liga Mundial, o time do Brasil derrotou a Venezuela na noite desta sexta-feira (11/08) por 3 sets a 0, com parciais de 25-21, 25-06 e 25-18, em 1 hora e 7 minutos de partida disputada no Centro Nacional de Entreinamento, em Santiago.

    Este é o 31º título da equipe verde e amarela nesta que foi a 32ª edição do campeonato – o Brasil não participou no ano de 1964. O título ainda valeu a seleção brasileira a vaga no Campeonato Mundial de 2018, que será disputado na Itália e na Bulgária.

   Brasil e Venezuela se enfrentaram pela última vez em uma final de Sul-Americano no ano de 2003, quando a competição foi disputada no Rio de Janeiro. Neste ano, a Argentina ficou com a terceira colocação, assim como aconteceu desta vez. Para conquistar a medalha de bronze, os argentinos precisaram vencer o Chile e conseguiram o resultado por 3 sets a 0.

   Este é o primeiro título da seleção brasileira sob o comando de Renan Dal Zotto. O treinador, que assumiu a equipe neste ano, já foi vice-campeão da Liga Mundial, sendo superado pela França na grande final. Após a partida, o treinador enalteceu a conquista dizendo: “Um título importante, o Campeonato Sul-Americano vale vaga somente uma vaga ao Mundial. E importante também por manter a hegemonia brasileira na América do Sul, uma responsabilidade muito grande que tínhamos. Saímos daqui com o sentimento de dever cumprido".

   A equipe do Brasil começou o jogo com o levantador Bruninho, o oposto Wallace, os centrais Maurício Souza e Lucão, os ponteiros Lucarelli e Maurício Borges, e o líbero Tiago Brendle. Entraram: o oposto Renan, o levantador Raphael e o central Otávio.

   Um dos destaques da partida, o oposto Wallace, que foi maior pontuador com 13 acertos, comentou a conquista invicta em sets da seleção brasileira: "Essa é a melhor maneira que temos de demonstrar nossa força. Sabemos que não é fácil passar um campeonato inteiro sem perder um set. O time mereceu, está de parabéns, agora vamos comemorar esse título".

   A seleção brasileira também dominou a eleição dos melhores do torneio: Bruno venceu como melhor levantador, Lucarelli foi escolhido melhor ponteiro, Wallace o melhor oposto e o ponteiro Maurício Borges, melhor jogador da competição.

   O capitão Bruninho também agradeceu o carinho dos chilenos, que adotaram a seleção brasileira em confrontos sem a presença da equipe da casa, dizendo: "Um prazer voltar ao Chile, jogar aqui, sentir o carinho da torcida. Recebemos de todos os chilenos, foi uma experiência muito especial, quero voltar outras vezes, estamos muito contentes por essa conquista".

Nenhum comentário