PRIMEIRO CONFRONTO! Com retrospecto favorável, Seleção Brasileira Feminina de Vôlei estreia na Liga das Nações contra a Alemanha.
Brasil e Alemanha se enfrentam na rodada de abertura da Liga das Nações. Foto: Montreux Volley Master. |
Retrospecto
Falando do retrospecto em competições mundiais (Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais, Copa do Mundo, Grand Prix Mundial e Grand Champions Cup) o Brasil venceu seus últimos 15 encontros mundiais importantes com a Alemanha, desde uma derrota por 3 a 1 na final pelo terceiro lugar no Grande Prix de 2002, na oportunidade a Alemanha venceu quatro partidas consecutivas contra o Brasil. Estas são as únicas vitórias da Alemanha sobre o Brasil em grandes competições mundiais desde a reunificação da Alemanha.
O Brasil venceu três das principais competições mundiais: duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos (2008, 2012), um recorde de 12 títulos no Grande Prix (incluindo os dois últimos) e dois troféus na Grande Copa dos Campeões. Já a equipe alemã ainda busca seu primeiro titulo, tendo como melhores resultados apenas conquistado o segundo lugar nos Jogos Olímpicos de Moscou de 1980 (como Alemanha Oriental) e o terceiro lugar no Grande Prix de 2002 e 2009.
Destaques da equipe
Na ultima edição do Grand Prix, a equipe alemã disputou o Grupo B e acabou ficando na segunda colocação do torneio. Na oportunidade o destaque foi a oposta Louisa Lippmann que foi a maior pontuadora da competição com 50 pontos, a frente inclusive da estrela coreana Kim Yeon Koung.
Outra atleta para se preocupar é a ponteira Maren Fromm (Brinker) que ficou fora da equipe na ultima edição do Grand Prix e retorna a equipe, como capitã, para a disputa da Liga das Nações 2018.
Fala Zé!
Sobre a expectativa para a estreia contra a Alemanha o treinador José Roberto Guimarães comentou: “As jogadoras se apresentaram diretamente depois da Superliga e vamos precisar dosar muito bem o trabalho. Serão sete semanas de competição. É um campeonato longo. Teremos muito revezamento entre as jogadoras para não desgastar ninguém. O campeonato mais importante desse ano é o Mundial. Queremos nos classificar para a fase final e fazer bons jogos”.
José Roberto ainda explicou: “A possibilidade de jogarmos em casa diante da nossa torcida e abrindo a competição é muito importante. Sabemos que a torcida será a 15º jogadora e irá nos apoiar bastante. O fato de conhecermos o local e estarmos ambientados também nos ajuda”.
Nenhum comentário
Postar um comentário